Apresentação

A FUNDEC – Associação para a Formação e o Desenvolvimento em Engenharia Civil e Arquitectura resultou da associação entre o Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil) do Instituto Superior Técnico (IST) e algumas das mais prestigiadas empresas nacionais na área da Engenharia Civil. Esta iniciativa foi pioneira na parceria Universidade – Empresas no sector económico da Construção.

Um dos objectivos da FUNDEC tem sido o de institucionalizar as acções de formação contínua com a finalidade de valorizar e requalificar as pessoas e as empresas que se dedicam ao domínio alargado da Engenharia Civil. Simultaneamente a FUNDEC pretende também apoiar as empresas através de prestação de serviços de ciência e tecnologia visando as suas necessidades de modo a conduzir ao progresso da Engenharia Civil e da Arquitectura portuguesas no quadro da União Europeia e dos mercados internacionalizados.

O sucesso, a credibilidade dos objectivos, a qualidade do ensino e a relevância da FUNDEC para o sector económico da Construção podem ser expressas pelo número de formandos (mais de 13000 até 2012) e de acções de formação (mais de 600 até 2012). A opção pela formação da FUNDEC representa um passo decisivo no desenvolvimento de conhecimentos e competências que podem abrir novos desafios profissionais no futuro.

Luís Calado
Presidente da Direcção da FUNDEC