Livro "O Imperativo da Bitola Europeia"

Foi lançado o livro "O Imperativo da Bitola Europeia" da autoria do Professor Mário Lopes.

Neste livro analisa-se a importância das infraestruturas de transporte, em particular as ligações ferroviárias internacionais, para a competitividade da economia portuguesa.

O texto divide-se em três Partes, organizadas sequencialmente. Na Parte I analisam-se os constrangimentos ambientais e energéticos e as políticas da União Europeia para garantir a sustentabilidade do sistema de transportes. Na Parte II analisam-se as principais opções de traçado e características dos principais corredores de ligação ao centro da Europa, que influenciarão fortemente a competitividade dos serviços que os operadores ferroviários poderão prestar às empresas e aos cidadãos. Na Parte III analisa-se o Acordo de Parceria Portugal-UE 2014-2020 e as perspectivas de financiamento da nova rede ferroviária de bitola europeia, e fazem-se sugestões de alteração das políticas actuais com vista a evitar o isolamento económico e consequente empobrecimento do nosso país, os quais serão inevitáveis se não houver mudanças.

Prefácio e Resumo: http://www.fundec.pt/docs/ImperativoBitolaEuropeia.PrefacioResumo.pdf

Versão digital completa do livro: http://issuu.com/transportesenegocios/docs/o_imperativo_da_bitola_europeia?e=1140186/12100325