Unidades de I&D

As unidades de I&D do DECivil pertencem a uma rede nacional de unidades de investigação apoiadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) do Ministério da Educação e Ciência. Os estudos desenvolvidos por estas unidades de investigação beneficiam as actividades pedagógicas do IST, em particular dos cursos sob a responsabilidade do DECivil bem como as acções de formação proporcionadas pela FUNDEC.

Centro de Estudos de Hidrossistemas

O Centro de Estudos de Hidrossistemas (CEHIDRO) é uma unidade de investigação que tem como objectivo a investigação e a prestação de serviços de desenvolvimento tecnológico nas áreas da Hidráulica, dos Recursos Hídricos e do Ambiente, participando simultaneamente no estabelecimento e desenvolvimento da política científica e tecnológica do DECivil. O CEHIDRO está organizado em grupos de investigação correspondentes a especializações existentes no âmbito das áreas científicas da Secção de Hidráulica e Recursos Hídricos e Ambientais do DECivil.

Centro de Sistemas Urbanos e Regionais

O Centro de Sistemas Urbanos e Regionais (CESUR) é uma unidade de investigação dedicada à pesquisa interdisciplinar, orientada para o Planeamento Regional e Urbano, Engenharia de Sistemas, Logística, Gestão e Transportes. Adoptou uma estratégia aberta que promove, entre outras, uma ampla gama de projectos orientados na resolução de problemas específicos de entidades públicas e privadas e simultaneamente a investigação avançada para melhorar a compreensão e a modelação de sistemas reais, bem como melhorar as metodologias existentes para a formulação de políticas públicas e planear, projectar e gerir sistemas.

Instituto de Engenharia de Estruturas, Território e Construção

O Instituto de Engenharia de Estruturas, Território e Construção (ICIST) é uma unidade de investigação que tem como objectivo a investigação científica e tecnológica, a consultoria e a disseminação do conhecimento nas áreas da Análise e Dimensionamento de Estruturas, da Mecânica Estrutural, da Engenharia Sísmica, da Sismologia, da Geotecnia, da Arquitectura, da Engenharia da Construção, da Recuperação e Conservação do Património Construído e da Geomática. O ICIST foi fundado em 1995 e tem presentemente (2012) 101 membros doutorados e 83 membros não doutorados. A maioria dos membros tem actividade de docência no IST.