GEOTECHNICAL WORKS AND CASE STUDIES WHERE THE DEGREE OF SATURATION OF THE SOILS SHOULD BE CONSIDERED

O Instituto Superior Técnico (IST) em colaboração com a Universidade de Tecnologia de Delft (TUDelft), Holanda, e a Universidade Politécnica da Catalunha (UPC), Espanha, está a organizar a 4ª edição da “European Conference on Unsaturated Soils – Unsaturated Horizons” (EUNSAT2020), que vai realizar-se totalmente online nos dias 19 a 21 de Outubro de 2020.

É UMA CONFERÊNCIA FOCADA EM GEOTECNIA, EM TÓPICOS COMO A CONSIDERAÇÃO DAS ACÇÕES CLIMÁTICAS NO COMPORTAMENTO DOS GEOMATERIAIS, GEOENERGIA, GEOTECNIA AMBIENTAL E OUTROS ASSUNTOS RELACIONADOS COM SOLOS NÃO SATURADOS, MECÂNICA DAS ROCHAS E GEOENGENHARIA.

No âmbito deste Congresso, decorrerá no dia 20 de Outubro, a acção de formação FUNDEC “Geotechnical Works and Case Studies Where the Degree of Saturation of the Soils Should Be Considered”, com coordenação da Prof.ª Rafaela Cardoso, onde os participantes assistirão a sessões do Congresso especialmente seleccionadas. Trata-se do dia reservado para a discussão de casos estudo e do regulamento EC7 no que diz respeito à consideração do grau de saturação dos solos no dimensionamento de estruturas geotécnicas, que varia em função da sua exposição às acções atmosféricas.

O principal objectivo desta formação é proporcionar aos formandos conhecimentos sobre como o grau de saturação afecta o comportamento de estruturas geotécnicas, formas de caracterizar esta influência e como a considerar em dimensionamento. Este conhecimento é fundamental a longo prazo para dimensionar estruturas geotécnicas novas e adaptar as existentes às alterações climáticas.
A acção de formação será leccionada em inglês e sem tradução.

Data: 20 de Outubro de 2020
Horário: das 9h00 às 17h00
Formato: Online, via Zoom

> Inscrição
> Programa

Para mais informações contacte: fundec@tecnico.ulisboa.pt