Desenho Urbano e Espaço Público

DataDuraçãoHorárioPreço
18 e 25 Março, 1 e 8 Abril16 horas9h00 às 13h00480€ + IVA 23% (590,4€) - Presencial


Apresentação
O planeamento urbano moderno vem impor lógicas de produção do espaço radicalmente divergentes das tradicionais. Numa Europa em reconstrução onde se impõe a vontade de uma sociedade mais justa, a urgência de nova habitação abre caminho a que o território se torne num campo experimental para as novas teorias. Assiste-se a uma produção urbana sem precedentes, tendo a rapidez deste fenómeno sido adversa ao desenvolvimento de uma reflexão sobre a cidade, que tão prodigiosa mutação exigiria.
À medida que os projectos urbanos, de larga escala, passam a ser desenvolvidos quase exclusivamente em planta e os edifícios começam a ser projectados para si mesmos, o desenho da cidade afasta-se definitivamente da sua componente artística. O vazio deixa de ser objecto de desenho e perde-se a perspectiva humana aquando da concepção do espaço.
Em Portugal, a expansão urbana feita a partir de Planos de Pormenor e de loteamentos privados, por regra sujeitos ao cadastro fundiário, tem conduzido à “regulamentação urbanística da arquitectura” e ao empobrecimento da imagem e da forma da cidade.
Esta acção de formação apresenta soluções para a construção de cidades mais consentâneas com aquilo que a literatura vem sugerindo há décadas, incentivando os formandos a questionar métodos e a procurar soluções de desenho urbano que motivem cidades mais estimulantes e habitáveis.

Objectivos
Reflectir sobre novos conceitos orientadores no desenho do espaço urbano;
Debater as metodologias de desenho;
Exercitar o desenho e a concepção de espaço público;
Compreender a mobilidade como factor determinante na construção de cidades habitáveis;
Reflectir sobre a noção de justiça aplicada ao desenho do espaço publico;
Interpretação morfológica do tecido construído e das suas implicações nas áreas em estudo;
Noções de escala, lugar, espaço, composição e vivência do espaço.

Coordenação

Prof. António Ricardo da Costa
E: clique aqui

Contact Us

CONTACTE-NOS

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER