Dimensionamento de Estruturas em Compósito de Fibra-polímero segundo a Nova Especificação Técnica Europeia CEN/TS 19101: 2022 | Módulo 1 – Conceitos de base e comportamento mecânico de materiais compósitos fibra-polímero


DataDuraçãoHorárioPreçoFormato
A definir7 horas 9h00 às 18h00250€ + IVA 23% (307,5€)Presencial


Apresentação
Os materiais compósitos de fibra-polímero apresentam elevado potencial de aplicação em estruturas de Engenharia Civil, devido à sua leveza, não corrosibilidade e elevada resistência. Em Novembro de 2022, o European Committee for Standardization (CEN) publicou a Especificação Técnica Europeia CEN/TS 19101: 2022, “Design of Fibre-Polymer Composites”, referente ao dimensionamento de estruturas em materiais compósitos, incluindo perfis pultrudidos e painéis sanduíche. Este documento, que deverá resultar no futuro Eurocódigo 12, contribuirá para um aumento da utilização deste tipo de estruturas no sector da construção. Neste contexto, é fundamental garantir uma formação sólida aos técnicos que pretendam actuar neste domínio.

Objectivos
O objectivo da acção de formação é dar a formação necessária para o dimensionamento de estruturas em compósitos de fibra-polímero, nomeadamente com base na nova Especificação Técnica Europeia CEN/TS 19101: 2022. Assim, a formação aborda o dimensionamento de estruturas em compósitos de fibra-polímero utilizando esta regulamentação, estando organizada em dois módulos.
No primeiro módulo, são apresentados os conceitos de base fundamentais sobre o comportamento de materiais compósitos de fibra-polímero: materiais constituintes, normas estruturais, processos de fabrico, comportamento mecânico, viscoelasticidade, durabilidade e comportamento a temperatura elevada e em situação de incêndio.
Com base nestes conceitos, o segundo módulo refere-se ao dimensionamento de estruturas em compósitos de fibra-polímero, nomeadamente as constituídas por perfis pultrudidos e por painéis sanduíche. Para cada uma destas duas tipologias de compósitos, apresentam-se as bases de dimensionamento, as principais verificações de segurança em estados limite últimos e de serviço, os procedimentos de cálculo (ilustrados com exemplos de aplicação) e alguns aspectos/pormenores construtivos.


Coordenação

Prof. João Ramôa Correia
E-mail: clique aqui

Prof. José Oliveira Pedro
E-mail: clique aqui