Modelação Dinâmica de Sistemas de Drenagem Urbana recorrendo ao Storm Water Management Model (SWMM): Princípios, Aplicações e Casos de Estudo

DataDuraçãoHorárioPreçoFormato
a definir14 horas9h00 às 17h30250€ + IVA 23% (307,5€) Online


Apresentação
Esta acção de formação, a ser realizada online, pela plataforma Zoom, respeita à modelação dinâmica de sistemas de drenagem urbana, incluindo sistemas de colectores e instalações elevatórias, com ênfase na modelação matemática enquanto instrumento de apoio à decisão.

Nas últimas décadas, o aumento da concentração urbana em grandes aglomerados, a evidência da escassez de recursos e a dificuldade de cumprimento dos objectivos ambientais de protecção de meios receptores fez surgir novos “paradigmas” e exigências no domínio do saneamento, incluindo a necessidade de abordagens sustentáveis, com racionalização de recursos e optimização do desempenho, que requerem, frequentemente, o apoio de instrumentos de monitorização e de modelação. Neste contexto, assume relevância a modelação dinâmica do desempenho de sistemas de drenagem urbana, para controlo e redução de inundações e de descargas de poluentes nos meios receptores.

Atendendo às solicitações profissionais actuais, torna-se importante promover uma formação de carácter prático, com exemplos e casos de estudo a desenvolver pelos participantes, dedicado especificamente à modelação de sistemas de drenagem através do programa SWMM (Storm Water Management Model), desenvolvido pela EPA (US Environmental Protection Agency).

No âmbito desta acção de formação será abordada a concepção e o dimensionamento de componentes do sistema de drenagem, para controlo de inundações e beneficiação do desempenho dos sistemas existentes. Neste contexto, proceder-se-á à avaliação das condições do escoamento (caudais, alturas e velocidades) para diferentes solicitações do sistema de drenagem, com base em eventos pluviométricos reais. Divulgar-se-ão igualmente “novas” tendências do saneamento de águas residuais, com vista à sustentabilidade dos sistemas, nomeadamente as soluções de controlo na origem. Por último, serão abordados aspetos de operação e manutenção dos sistemas de drenagem.

Objectivos
O principal objectivo desta acção de formação consiste na capacitação de quadros técnicos ao nível da utilização do programa SWMM, como ferramenta útil para a modelação do comportamento de infraestruturas de drenagem e saneamento.



Coordenação

Prof. José Saldanha Matos
E-mail: clique aqui

Prof.ª Filipa Ferreira
E-mail: clique aqui

Contact Us

CONTACTE-NOS

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER