Taludes são estruturas geotécnicas extremamente comuns, podendo ser naturais, resultantes da topografia do terreno, ou artificiais, originados por escavações ou aterros.
A instabilização de taludes é responsável por enormes perdas económicas, sociais e humanas, uma vez que a sua ocorrência pode comprometer as infraestruturas adjacentes: edificações, vias rodoviárias, entre outros.
Tradicionalmente, a avaliação da segurança de taludes é realizada recorrendo a métodos de equilíbrio limite e baseada no estabelecimento de coeficientes globais de segurança mínimos. Contudo, o Despacho Normativo n.º 21/2019 estabelece que a partir de 2022 a verificação de segurança destas estruturas deve ser realizada de acordo com os Eurocódigos Estruturais.
Esta acção de formação pretende dar a formação necessária para a caracterização do comportamento, análise e verificação de segurança de taludes em maciços terrosos em condições estáticas e sísmicas, tendo em consideração o actual enquadramento regulamentar.
Para além dos conhecimentos teóricos, a formação apresentará exemplos práticos correspondentes a cenários tipo.
Esta acção de formação tem como objectivo permitir aos participantes adquirir e consolidar conhecimentos relativos ao comportamento, análise e verificação de segurança de taludes em maciços terrosos, tendo em consideração o actual enquadramento regulamentar.