António Sousa Gago


Licenciado em Engenharia Civil, ramo Estruturas, pelo Instituto Superior Técnico (IST), Mestre em Engenharia de Estruturas e Doutorado em Engenharia Civil, também pelo IST.
É Professor Auxiliar no Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil) do IST, Investigador do centro Civil Engineering Research and Innovation for Sustainability (CERIS) e Membro da Ordem do Engenheiros, com a qualificação de Membro Especialista em Estruturas. É um dos fundadores da Sociedade Portuguesa de Estudos em História da Construção (SPEHC), sociedade de que foi Presidente e é o seu actual Vice-Presidente.
Desempenhou funções como projectista de estruturas em actividade liberal e em alguns gabinetes de projecto e, mais recentemente, desenvolve actividade de consultor na área de Estruturas e Engenharia Sísmica, no âmbito da sua actividade académica. É membro da Comissão Internacional responsável pela revisão do Eurocódigo 6, Parte 3, e membro da Comissão Nacional que acompanha a revisão do Eurocódigo 6, Parte 1. Orientou diversas dissertações de Doutoramento e Mestrado e publicou diversos artigos em congressos Nacionais, Internacionais e em Revistas Internacionais com arbitragem científica.
Os seu interesses e investigação e consultoria focam-se sobretudo na análise da segurança e simulação computacional de estruturas em alvenaria, sejam elas novas ou antigas, como enfase para a análise da segurança sísmica dessas estruturas. Paralelemente a esse interesse, desenvolve estudos na área experimental, sendo o actual Director do Laboratório de Estruturas e de Resistência dos Materiais (LERM) do IST, e estudos sobre o comportamento de estruturas arqueadas em alvenaria (arcos, abóbadas e cúpulas), em particular sobre as chamadas abobadilhas alentejanas, construídas sem recurso a cimbre.
Contact Us

CONTACTE-NOS

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER