Carlos Sousa Oliveira


É Professor Catedrático Jubilado do Instituto Superior Técnico (IST), na Área da Mecânica Estrutural e Engenharia Sísmica.
Os seus interesses académicos envolvem as áreas da dinâmica estrutural, sismologia aplicada à engenharia sísmica, e teoria do risco associado à problemática dos desastres naturais com maior ênfase na parte sísmica.

A Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica (SPES) criou o Prémio “Carlos Sousa Oliveira” que é atribuído de dois em dois anos aos autores do melhor artigo publicado na área da SPES.
Recentemente, foi-lhe atribuído pela Associação Europeia de Engenharia Sísmica o Prémio “Ambraseys”, que se traduz na KeyNote de abertura da próxima Assembleia Europeia de Sismologia a ter lugar em 2020.
Tem uma vasta obra científica com publicações em diversas Revistas Internacionais, sendo Associate Editor de uma Revista de grande prestígio na área da Engenharia Sísmica Europeia (Bull Earthq Engineering). Foi Chairman da 15ª Conferência Mundial de Engenharia Sísmica, em 2012, que reuniu em Lisboa para cima de 3500 especialistas.
Tem tido colaborações com muitas instituições e organizações nacionais e internacionais, ultimamente muito dedicado quer à intervenção política virada para a mitigação dos riscos, quer à disseminação de conhecimentos.
Contact Us

CONTACTE-NOS

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER