Eduardo Júlio


É Professor Catedrático de Engenharia Civil no Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil) do Instituto Superior Técnico (IST). Foi presidente do Instituto de Engenharia de Estruturas, Território e Construção (ICIST) e um dos promotores e fundadores do centro Civil Engineering Research and Innovation for Sustainability (CERIS). Participou activamente na criação do Laboratório Colaborativo (Co-Lab) Cement Sustainable Technologies. É (foi) membro de diversas comissões e grupos de trabalho de associações internacionais (fib, IABSE, IABMAS, ICOMOS), norte-americanas (TRB e ACI) e nacionais (GPBE, APEE, ASCP). É membro conselheiro da Ordem dos Engenheiros e especialista em Estruturas, tendo prestado mais de uma centena de serviços especializados.
Foi editor-chefe da revista internacional ‘Advances in Concrete Construction’ e é editor-associado da ‘Revista IBRACON de Estruturas e Materiais’, editada pelo Instituto Brasileiro do Concreto, e editor-chefe da revista nacional “Construção Magazine”. É membro do corpo editorial e/ou revisor de mais de 50 revistas internacionais.
A sua actividade de investigação, ensino e consultoria centra-se na área da reabilitação urbana, sendo actualmente administrador executivo da Fundiestamo, SGFII, S.A., empresa responsável pela gestão do Fundo Nacional para a Reabilitação do Edificado (FNRE). É (foi) o investigador responsável (ou membro) de mais de 30 projectos de investigação científica, financiados directamente pela indústria, ANI/Adi, IAPMEI e FCT, alguns destes premiados em concursos nacionais de prestígio, e.g., 'Novo Banco Concurso Nacional de Inovação 2014'. É orientador de trabalhos de pós-doc (6 concluídos), teses de doutoramento (12 concluídas) e dissertações de mestrado (53 concluídas). É autor de cerca de 500 publicações (Google Scholar - h-index=29), incluindo 85 artigos publicados em revistas internacionais, citadas na ISI Web of Knowledge.
Contact Us

CONTACTE-NOS

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER