CONSTRUÇÃO DA AUTO-ESTRADA CHIFFA - BERROUAGHIA, ARGÉLIA

A COBA, empresa associada da FUNDEC, é um grupo multinacional e multidisciplinar de Serviços de Engenharia e Ambiente que comemorou este ano 58 anos de actividade.

Lidera, desde o verão de 2013, um agrupamento luso-argelino responsável pela fiscalização das obras da estrada nacional (RN1), entre Chiffa e Berrouaghia, Argélia, trecho tutelado pela Algérienne des Autoroutes (ADA) e inserido na Autoestrada Transariana Argel – Lagos.

O âmbito de intervenção da COBA inclui a revisão e a aprovação do projecto de execução, a fiscalização das obras e a assessoria técnica à ADA.

Inicialmente contratualizado como uma duplicação da via existente (2x2 vias), com de 53 km de extensão, o projecto foi posteriormente reformulado, transformando-se numa auto-estrada com três faixas de rodagem (2x3 vias). Na sequência desta decisão de proceder ao alargamento da via existente para perfil de auto-estrada, foi necessário proceder à reformulação de todo o estudo de base a fim de dar cumprimento á normativa ICTAAL 2000. Em paralelo, foram procuradas as soluções mais favoráveis para atravessamento do território montanhoso.

A travessia das gargantas montanhosas de Chiffa, o contorno de Médea e a chegada à cidade de Berrouaghia, obrigaram à construção de dois túneis duplos totalizando 9,6 km de comprimento, 52 viadutos, 10 nós e uma movimentação global de terras da ordem de 31 milhões de metros cúbicos. O projecto contempla ainda 20 obras de arte correntes e 180 obras hidráulicas.