ACÇÃO DE FORMAÇÃO: ESTAÇÕES DE TRATAMENTO E REUTILIZAÇÃO DE ÁGUAS RESIDUAIS

A FUNDEC vai realizar uma acção de formação com o tema "Dimensionamento de Estações de Tratamento e de Reutilização de Águas Residuais (ApR)”, nos dias 13 e 14 de Março de 2023, das 9h30 às 18h00, em formato presencial, no Instituto Superior Técnico – DECivil.

O Decreto-Lei n.º 119/2019 relativo a águas para reutilização (ApR) estabelece a qualidade que deverá ser conseguida em função dos diversos usos, obrigando a novas tecnologias de tratamento que abrangem todas as fases do processo, desde o pré-tratamento até aos sistemas terciários para recuperação e reutilização dos efluentes e das lamas.

Na presente formação, ao nível da fase líquida, serão abordados os processos de coagulação, floculação, flotação, decantação lamelar, de arejamento por turbina e por bolha fina, com ou sem decantador secundário, seja SBR, seja MBR, desnitrificação e remoção de fósforo, filtração em areia, carvão activado e membranas. Ao nível do tratamento de lamas serão analisados os sistemas da estabilização de lamas por via química e biológica, e os sistemas de desidratação mecânica, filtros banda, prensa e centrífugas. Serão apresentados esquemas de tratamento de águas residuais e de lixiviantes, sendo apresentados casos de estudo por empresas de conceção-construção.

Mais informações e inscrições aqui