PLANO DE PREVENÇÃO E GESTÃO DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO

O sector da construção civil é responsável por uma parte muito significativa dos resíduos produzidos em Portugal, situação comum à generalidade dos demais estados-membros da União Europeia. A gestão dos resíduos de construção e demolição (RCD) é uma obrigação, definida através da publicação do Decreto-Lei n.º 46/2008, de 12 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 73/2011, de 17 de Junho, que estabelece o regime das operações de gestão de RCD.

Um dos elementos essenciais consiste na elaboração do Plano de Prevenção e Gestão dos Resíduos da Construção e Demolição (PPGRCD), que desafia a uma correcta estimativa dos resíduos a produzir, suas tipologias, definição de metodologias e práticas a adoptar nas fases de projecto e execução da obra que privilegiem a aplicação do princípio da hierarquia das operações de gestão de resíduos.

A FUNDEC vai realizar uma acção de formação com o tema “Plano de Prevenção e Gestão de Resíduos de Construção e Demolição“ via online, dia 7 de Abril, das 9h00 às 18h00.

Esta formação tem como objectivo contribuir para a formação técnica no desenvolvimento do PPGRC, nomeadamente: assegurando técnicas e informação para a caracterização dos resíduos; soluções a integrar, permitindo o desenvolvimento do plano de forma mais eficiente. Especial destaque é dado à estimativa dos RCD, possibilidade de redução, reutilização e reciclagem e contributo para a economia circular.

Programa e inscrições em:
https://lnkd.in/eMjX9Pt

Para mais informações contacte-nos através do e-mail fundec@tecnico.ulisboa.pt