PROFESSOR JORGE GONÇALVES É CONVIDADO DO PODCAST DO EXPRESSO

Jorge Gonçalves, Professor do Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos do Instituto Superior Técnico foi o convidado do último podcast da secção de economia do Expresso “Money Money Money”, dedicado ao tema da habitação.

Em Portugal, à semelhaça de outros países, o preço das habitações e das rendas têm vindo a subir há vários anos sobretudo nas principais cidades, colocando-se assim a questão se “Os portugueses estão condenados a viver longe do centro das cidades?”

Segundo Jorge Gonçalves, em Portugal a questão da habitação sempre foi um problema não resolvido, agora com novas roupagens. Há dificuldade de acesso a uma habitação digna e a preços acessíveis, situação que afecta os grupos mais vulneráveis como famílias monoparentais e jovens desempregados, mas também as pessoas que já tendo casa vivem em insegurança habitacional. Para combater o problema defende uma maior regulação do sector e medidas alargadas que estimulem a oferta e arrefeçam o mercado imobiliário. O Professor acrescenta ainda que Lisboa tem vindo continuamente a perder habitantes nas últimas décadas, já se resgistando há algum tempo a transferência das pessoas do centro da cidade para a periferia.

O podcast pode ser revisto neste link.