RECONHECER A MADEIRA IN SITU

"RECONHECER A MADEIRA IN SITU"
Oradora: Prof.ª Maria Dulce Franco Henriques
Data e hora: 8 Junho 2020 – 2ª feira, das 18h00 às 19h15

A madeira afirmou-se ao longo dos séculos como um material estrutural confiável, suportando ainda hoje grande parte das estruturas das construções antigas que permanecem, dando vida aos centros históricos das nossas cidades. A preservação destes edifícios e das suas técnicas e materiais tradicionais é uma obrigação que devemos assumir perante as próximas gerações.
Para que uma intervenção seja realizada preservando a maior quantidade possível de material estrutural histórico, é necessário que a avaliação do estado de conservação, bem como da segurança estrutural, seja realizada com base em informações credíveis e em procedimentos de avaliação confiáveis e aceites.
A presente palestra pretende refletir sobre a viabilidade de manter os elementos em madeira nos edifícios antigos correntes, face à opção, muitas vezes tomada, da sua substituição integral. Apresenta técnicas práticas de reconhecimento da qualidade/classe de resistência mecânica e os processos de avaliação da segurança de acordo com as mais recentes diretrizes internacionais. Apresenta também técnicas de inspeção e diagnóstico pouco intrusivas, com o objetivo de reconhecer e, por essa via, compreender os elementos estruturais antigos.

Tópicos abordados:
1. Contexto
2. Reconhecer antes de intervir
3. Resistência mecânica da madeira
3.1 Resistência e qualidade
3.2 Relação entre as Classes de Resistência e as Classes de Qualidade
4. Atribuição de Classe de Qualidade por métodos visuais a elemento estrutural em serviço
5. Avaliação in situ de estruturas de madeira
6. Avaliação de propriedades por meios auxiliares de diagnóstico – TND / TSD
7. Notas finais

Para mais informações contacte: fundec@tecnico.ulisboa.pt