TERMINAL MARÍTIMO DE HIDROCARBONETOS NO MAR VERMELHO, EGIPTO

A GRID International Consulting Engineers, foi responsável pelo projecto do tabuleiro do Terminal Marítimo de Hidrocarbonetos no Mar Vermelho, no Egipto, uma infraestrutura de grande importância estratégica para a região.

O terminal, em forma de “F” tem cerca de três quilómetros de extensão e a sua construção esteve a cargo da joint venture BESIX-Orascom, com um valor de obra de 90.5 milhões de euros.

O tabuleiro, em estrutura mista, é constituído por 83 vãos simplesmente apoiados, uma vez que era essencial conceber uma solução leve em que a maior parte das actividades de construção se pudesse realizar “onshore” e que as operações de montagem e ligações, a realizar “offshore”, fossem o mais expeditas possível reduzindo assim o tempo de construção.

Para a GRID foi um projecto muito desafiante, dado que foi desenvolvido com a obra já a decorrer, tendo por isso que acompanhar o ritmo da construção, que em cinco meses e meio tinha um cais com dois quilómetros pronto para a atracagem dum navio.

Este projecto veio reforçar a estratégia da GRID International, que passa por uma aposta clara na diversificação dos mercados e simultaneamente na diversificação das tipologias de projectos a desenvolver.