Estruturas de suporte rígidas, vulgarmente denominadas muros de suporte, são estruturas correntes adoptadas em cenários muito diversificados. Tradicionalmente, a avaliação da segurança destas era baseada no estabelecimento de coeficientes globais de segurança mínimos para cada estado limite. Contudo, o Despacho Normativo n.º 21/2019 estabelece que a partir de 2022 o dimensionamento e a verificação de segurança destas estruturas devem ser realizados de acordo com os Eurocódigos Estruturais.
Esta acção de formação pretende dar a formação necessária para o dimensionamento e verificação de segurança de estruturas de suporte rígidas em condições estáticas de sísmicas, tendo em consideração o actual enquadramento regulamentar.
Para além dos conhecimentos teóricos, a formação apresentará exemplos práticos de aplicação para diferentes tipologias de estruturas de suporte, nomeadamente em betão não armado, betão armado, gabião ou alvenaria.
Esta acção de formação tem como objectivo permitir aos participantes adquirir e consolidar conhecimentos relativos ao projecto, dimensionamento e verificação de segurança de estruturas de suporte rígidas, tendo em consideração o novo enquadramento regulamentar.