Durabilidade da Madeira na Construção

DataDuraçãoHorárioPreço
16 e 17 de Novembro5 horas17h30 às 20h00125€ + IVA 23% (153,75€) - Online


Apresentação
A madeira afirmou-se ao longo dos séculos como um material confiável, completando e suportando ainda hoje grande parte das construções antigas que permanecem, dando vida aos centros históricos das nossas cidades.
Por outro lado, a madeira tem vindo a afirmar-se recentemente, de forma crescente e sustentada, como elemento estrutural e complementar nobre na arquitectura e engenharia modernas, sobretudo com base em produtos industrializados. Para isso, têm contribuído os mais recentes desenvolvimentos nas áreas da arquitectura, engenharia civil, engenharia mecânica e química (colas, impermeabilizantes, preservadores, entre outros), a par de uma maior consciencialização e conhecimento dos processos de durabilidade deste material, que é, acima de tudo, um material natural.

Objectivos
A presente acção de formação visa dotar os técnicos envolvidos na concepção, manutenção e/ou realização de obras de arquitectura e engenharia utilizando madeira, da sensibilidade e conhecimentos necessários para que se estas se possam conservar ao longo do tempo, prolongando assim as suas qualidades e minimizando as suas debilidades.
Fornece instrumentos sobre o reconhecimento dos processos de degradação da madeira, os respectivos agentes e as diversas formas de impedir o seu desenvolvimento. Apresenta técnicas práticas, com base na normativa internacional, para a correcta prescrição da espécie de madeira a utilizar, face ao tipo de construção em causa e ao ambiente no qual ficará integrada, uma vez em serviço. Apresenta também diversos processos de preservação e as suas especificidades, com especial ênfase na pormenorização e cuidado em fase de projecto e de construção.

> É estritamente proibida a captação de som e imagens (fotografia ou vídeo) durante a acção de formação.

Coordenação

Prof.ª Dulce Franco Henriques
E: clique aqui

Contact Us

CONTACTE-NOS

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER