Geotechnical Works and Case Studies Where the Degree of Saturation of the Soils Should Be Considered

DataDuraçãoHorárioPreço
20 de Outubro7 horas9h00 às 17h00150€ + IVA 23% (184,5€) - Online

Obras geotécnicas e casos-estudo onde se deve considerar o grau de saturação dos solos

Apresentação
O Instituto Superior Técnico (IST), juntamente com a Universidade de Tecnologia de Delft (TUDelft), Holanda, e a Universidade Politécnica da Catalunha (UPC), Espanha, está a organizar a conferência EUNSAT2020 - European Conference on Unsaturated Soils. Trata-se da 4ª edição desta conferência, que vai realizar-se online nos dias 19 a 21 de Outubro de 2020.
É uma conferência focada em Geotecnia, em tópicos como a consideração das Acções climáticas no comportamento dos geomateriais, Geoenergia, Geotecnia Ambiental e outros assuntos relacionados com solos não saturados, mecânica das rochas e geoengenharia.
Neste curso, os participantes assistirão a sessões deste congresso seleccionadas especialmente para a prática de engenharia. Trata-se do dia reservado para a discussão de casos estudo e do regulamento EC7 na consideração do grau de saturação dos solos no dimensionamento de estruturas geotécnicas, que varia em função da sua exposição às acções atmosféricas.
Este curso surge da necessidade de aumentar o conhecimento sobre a influência das alterações climáticas no comportamento de estruturas geotécnicas (vias de comunicação, aterros e taludes, etc), que é cada vez maior num contexto de alterações climáticas. Este conhecimento é fundamental não só para dimensionar novas estruturas mas também, e principalmente, saber redimensionar as existentes.
O curso será lecionado em inglês e sem tradução.

Objectivos
Proporcionar aos formandos conhecimentos sobre como o grau de saturação afecta o comportamento de estruturas geotécnicas, formas de caracterizar esta influência e como a considerar em dimensionamento. Este conhecimento é fundamental a longo prazo para dimensionar estruturas geotécnicas novas e adaptar as existentes às alterações climáticas.

Coordenação

Prof.ª Rafaela Cardoso
E: clique aqui