Um empreendimento imobiliário desenvolve-se em geral ao longo de vários anos. Para a sua concretização são necessários capitais próprios e/ou capitais alheios; a determinação do seu valor, a sua utilização e amortização ao longo do tempo, são uma preocupação da gestão.
Devem ser estimadas todas as variáveis que respeitem a custos e a receitas. A seguir devem ser realizadas análises de rendibilidade dos capitais investidos, podendo estas análises ser feitas de uma forma mais simplificada ou mais elaborada.
Deve haver também uma preocupação no controlo e gestão do risco do empreendimento, procurando avaliá-lo e minimizá-lo. São necessários também critérios de decisão para apoio à gestão.
É importante fazer o controlo do empreendimento, preferencialmente de uma forma mensal, que vai permitir colher informação sobre os valores das variáveis respeitantes a custos e receitas; e com esta informação, fazer o ajustamento dos valores estimados inicialmente com estes valores reais.
Este processo de controlo deve ser acompanhado de análises de rendibilidade, feitas ao longo de todo o desenvolvimento do empreendimento.