MATERIAIS COMPÓSITOS (FRP) PARA ESTRUTURAS DE ENGENHARIA CIVIL

"MATERIAIS COMPÓSITOS (FRP) PARA ESTRUTURAS DE ENGENHARIA CIVIL - APLICAÇÕES, DESENVOLVIMENTO E INVESTIGAÇÃO"
Orador: Prof. João Ramôa Correia
Data e hora: 25 Junho 2020 – 5ª feira, das 18h00 às 19h15

Os materiais compósitos em polímero reforçado com fibras (FRP) têm um elevado potencial para aplicações em estruturas de Engenharia Civil, devido à sua leveza, elevada resistência, e durabilidade.

Na primeira parte desta palestra, pretende-se dar a conhecer as características gerais dos materiais compósitos FRP: os materiais constituintes (fibras e resinas), os processos de fabrico e a filosofia do seu desenvolvimento.

Na segunda parte, apresentam-se as principais tipologias de materiais compósitos FRP para aplicações em estruturas de engenharia civil: (i) varões, (ii) laminados e mantas; (iii) perfis e (iv) painéis sanduíche; para cada tipologia, descrevem-se as principais propriedades, exemplos de aplicação e a regulamentação aplicável.

Na terceira parte, discutem-se os aspectos críticos para o desenvolvimento de materiais compósitos FRP para aplicações da engenharia civil e apresenta-se uma síntese das actividades de investigação (fundamental e aplicada) desenvolvidas no IST neste domínio.

Para mais informações contacte: fundec@tecnico.ulisboa.pt