PROFESSOR JOSÉ DINIS SILVESTRE VENCE CONCURSO DE IDEIAS INTERNACIONAL "SIMAPRO IN 2030"

O Professor José Dinis Silvestre, docente do Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos do Instituto Superior Técnico, e que colabora com a FUNDEC há vários anos através da coordenação e leccionação de acções de formação bem como na consultoria e prestação de serviços ligadas ao sector económico da Construção, venceu o concurso internacional de ideias "SimaPro in 2030".

A ideia do docente do Técnico foi unanimidade considerada pelo júri internacional como a “mais criativa e inovadora” num concurso que desafiou participantes a pensar no futuro do software e no contributo que poderá dar às necessidades futuras do planeta.

O Professor José Dinis Silvestre defendeu online a ideia “SimAPPro: real-time sustainability”, que poderá permitir, daqui a alguns anos, transformar este software de Avaliação Ambiental do Ciclo de Vida numa aplicação móvel disponível nos nossos relógios e óculos inteligentes.

“A ligação em rede desses dispositivos, e o registo que farão de todas as nossas actividades, permitirá à SimAPPro calcular em tempo real os impactes ambientais de cada um de nós e das cidades onde vivermos”, explica o docente.

A empresa PRé Sustainability já demonstrou o seu apoio para desenvolver uma ferramenta informática com base no SimaPro e lançá-la no mercado.

A FUNDEC felicita o Professor José Dinis Silvestre por mais esta merecida conquista.