Destaques

Foi editado pelo LNEC o livro “Materiais Tratados e Reciclados em Infraestruturas de Transporte” na colecção Formação Especialização e Aperfeiçoamento.

Este livro resulta da série de cursos de especialização de Transportes e Vias de Comunicação realizada de 2006 a 2017 no âmbito do protocolo para a formação da FUNDEC, IST e LNEC. Esta publicação tem como objectivo agregar os mais recentes e principais conhecimentos transmitidos ao longo de todo o ciclo de formação.

O livro divide-se em três partes: a Parte I aborda os agregados reciclados nos aspectos da produção e da avaliação geométrica, física, mecânica e da perigosidade ambiental, bem como das metodologias de aplicação e controlo da qualidade; na Parte II é abordada a temática do tratamento e reciclagem em pavimentos; a Parte III apresenta casos de obra de aplicação de agregados reciclados e de utilização de técnicas de tratamento e reciclagem em Portugal.

 

 

 

O Instituto Superior Técnico e a Universidade de Nápoles em colaboração com a FUNDEC irão organizar o PROHITECH´17 – 3ª Conferência Internacional sobre Protecção de Construções Históricas, que decorrerá nos dias 12 a 15 de Julho de 2017 no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, www.prohitech2017.com.

Os temas da conferência são diversificados e englobam a engenharia de estruturas, as estratégias de intervenção na reabilitação de construções antigas, os materiais e as tecnologias, a arquitectura e o planeamento urbano, a sustentabilidade, a eficiência energética, a reutilização das construções e a adaptação às alterações climáticas. Em acréscimo, a conferência irá integrar um fórum de apresentação e discussão de casos de estudo diversificados, abrangendo diferentes tipos de construções e de materiais.

A comunidade técnica nacional é desafiada a comparecer e a apresentar estudos e obras relacionadas com os temas da conferência de modo a divulgar e a promover a Engenharia Civil e a Arquitectura portuguesas no quadro da União Europeia e dos mercados internacionalizados.

Foi lançado o livro "O Imperativo da Bitola Europeia" da autoria do Professor Mário Lopes.

Neste livro analisa-se a importância das infraestruturas de transporte, em particular as ligações ferroviárias internacionais, para a competitividade da economia portuguesa.

O texto divide-se em três Partes, organizadas sequencialmente. Na Parte I analisam-se os constrangimentos ambientais e energéticos e as políticas da União Europeia para garantir a sustentabilidade do sistema de transportes. Na Parte II analisam-se as principais opções de traçado e características dos principais corredores de ligação ao centro da Europa, que influenciarão fortemente a competitividade dos serviços que os operadores ferroviários poderão prestar às empresas e aos cidadãos. Na Parte III analisa-se o Acordo de Parceria Portugal-UE 2014-2020 e as perspectivas de financiamento da nova rede ferroviária de bitola europeia, e fazem-se sugestões de alteração das políticas actuais com vista a evitar o isolamento económico e consequente empobrecimento do nosso país, os quais serão inevitáveis se não houver mudanças.

Prefácio e Resumo: http://www.fundec.pt/docs/ImperativoBitolaEuropeia.PrefacioResumo.pdf

Versão digital completa do livro: http://issuu.com/transportesenegocios/docs/o_imperativo_da_bitola_europeia?e=1140186/12100325

 

 

O sucesso, a credibilidade, a qualidade do ensino e a relevância da FUNDEC para o sector económico da Construção podem ser expressas pelo número total de formandos e de acções de formação já realizadas. Em 2012 ultrapassámos os 13000 formandos e as 600 acções de formação. Nas nossas acções já participaram formandos de 17 nacionalidade e de 4 continentes. Estes números a par dos testemunhos dos alunos evidenciam que a opção pela formação da FUNDEC representa um passo decisivo no desenvolvimento de conhecimentos e competências que permitem abrir novos desafios profissionais no futuro.